Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 145

Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 159

Deprecated: Required parameter $directory follows optional parameter $username in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 292
Em live, Viana lembra de inspirações para ser professor - IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Em live, Viana lembra de inspirações para ser professor

Aos 15 anos, Marcelo Viana não tinha mais dúvidas. Quando lhe perguntavam sobre qual profissão iria seguir, respondia sem medo: professor de matemática. “Minha mãe, dona Isaura, também era professora. E ficou muito surpresa com a minha escolha porque eu ainda era um adolescente”, revelou o diretor-geral do IMPA, em live com o professor de matemática Deivison Cunha, na última sexta-feira (18). A entrevista encerrou a série de transmissões “Vida de Professor”, organizada por Deivison.  

Vindo de Portugal para o Rio de Janeiro, Viana acreditava que ficaria temporariamente na cidade maravilhosa para a pós-graduação e logo retornaria à “terrinha”. “Só que o plano temporário foi se prolongando. “A atividade docente vai muito além da sala de aula e, gradualmente, fui ficando. Há cinco anos, sou, ou melhor, ‘estou’ diretor-geral do IMPA.” 

Leia mais: Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação
Em coluna na Folha de S. Paulo, Viana fala sobre a escrita maia
Verão no IMPA pode ser porta de entrada para matemática

Durante a transmissão, Viana destacou projetos do IMPA que vêm contribuindo para a popularização da matemática no Brasil, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM). “O programa foi a primeira experiência do IMPA com a educação básica e nós organizamos a OBMEP desde 2005. A competição é de tirar o fôlego: nos põe em contato direto com a realidade da educação básica, faz um trabalho fantástico em todo o país e nos permite ir a qualquer lugar”, afirmou. 

Para os próximos anos, o diretor-geral do IMPA espera que o instituto possa absorver outras funções, sempre contribuindo para a propagação da matemática, desmistificando a ideia de “bicho papão” que se tem sobre a disciplina.

No contexto da pandemia, Viana nota que há importantes lições a serem tiradas, como a avaliação de professores e escolas que funcionaram de maneira remota. “Não é impossível levar valor até a criança de forma virtual. O momento de isolamento social nos mostrou também que o ensino remoto não substitui, mas tem seu valor, e pode ser aproveitado. Neste momento, estou me preparando para dar aulas virtuais do Curso de Verão do IMPA.” 

O matemático apontou ainda que iniciativas como as de Deivison, que dedica o perfil no Instagram ao ensino da matemática, também são louváveis, principalmente neste período atípico. “Quando o professor vai para o Facebook ou Instagram para tentar suprir a carência da escola, vemos que as iniciativas podem caminhar juntas.”

Para quem quiser seguir a carreira de professor de matemática, Viana lembrou a da responsabilidade que a função exige. “O magistério é a única profissão que você pode influenciar pessoas que não são seus filhos. Se puder dar um conselho a alguém seria: tente sentir se você tem essa vocação. O dia a dia não é fácil”, dá o alerta, mas com um sorriso no rosto.

A live, na íntegra, está disponível no perfil @Prof_deivison, no Instagram. Confira! 

Leia também: Research in Options mantém o ‘espírito’ da área, diz Imbuzeiro
Medalhista de ouro aguarda com ansiedade próxima OBMEP