Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 145

Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 159

Deprecated: Required parameter $directory follows optional parameter $username in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 292
18,5 milhões de alunos fazem prova da OBMEP nesta terça (4) - IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

18,5 milhões de alunos fazem prova da OBMEP nesta terça (4)

Escola Municipal Orsina da Fonseca (Rio de Janeiro)

Mais de 18,5 milhões de alunos participam nesta terça-feira (4) da 1ª fase da 19ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Promovida desde 2005 pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a maior competição científica do país registrou neste ano recorde no número de escolas e municípios inscritos: 56.516 mil instituições de 5.564 cidades – o que representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros. 

“Este novo ciclo de realização da OBMEP, com maior adesão de escolas e municípios, ocorre ao mesmo tempo que o IMPA Tech, a graduação do IMPA, dá seus primeiros passos, com uma turma majoritariamente egressa da olimpíada”, disse o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, ressaltando o papel da competição na identificação de talentos e na continuidade dos estudos. 

Leia mais: Inscrições abertas para o 7º Prêmio IMPA de Jornalismo
‘Escolas que fazem OBMEP têm melhor desempenho no Enem’
É ouro! 650 estudantes de todo país recebem medalha no RJ

A OBMEP ocorre em duas fases. A primeira etapa, realizada nesta terça-feira (4), consiste na aplicação de uma prova com 20 questões de múltipla escolha, preparada em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). O estudante terá 2 horas e 30 minutos para finalizar o exame. Alunos com necessidades especiais dispõem de 3 horas 30 minutos para completar a prova. 

Nesta 1ª fase, tanto a aplicação quanto a correção das provas são feitas pelas escolas, que deverão seguir as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA. Os alunos concorrem, dentro da própria escola, com alunos do mesmo nível, a vagas para a 2ª fase da OBMEP, em quantidade predefinida que varia de acordo o número de inscritos pela escola, por nível. 

Unidades de ensino localizadas no Rio Grande do Sul e incapacitadas de aplicar a 1ª fase, em decorrência das enchentes que atingiram o estado, estão recebendo atendimento da coordenação da OBMEP com orientações.

O resultado dos classificados para a 2ª fase será divulgado na página da OBMEP em 2 de agosto e a prova será em 19 de outubro em locais de aplicação definidos pelo IMPA. Clique aqui para acessar o regulamento.

Em 20 de dezembro, a OBMEP vai publicar no site a esperada lista dos premiados da 19ª edição. A Olimpíada premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 45 mil certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 1.950 medalhas (150 ouros, 450 pratas e 1.350 bronzes) e até 6 mil certificados de Menção Honrosa. 

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos alunos de escolas públicas que integram o programa. 

Desde o ano passado, a OBMEP oferece ainda outras 20 mil medalhas a nível estadual. A premiação leva em consideração o desempenho dos alunos por estado. Essa modalidade de premiação não dá acesso ao PIC. 

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Leia também: INCTMat abre chamada de apoio a eventos científicos
Folha: ‘a descoberta dos sólidos platônicos’