Retrospectiva 2024: ano é marcado por premiações
Em 2024, pesquisadores do IMPA foram agraciados com diversas premiações e distinções. Ao todo, sete matemáticos foram reconhecidos por suas pesquisas e trabalho na área. Em novembro, Henrique Bursztyn foi contemplado com o Prêmio TWAS 2026 na categoria Ciências Matemáticas. A distinção foi concedida pela Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento.
Já Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, assumiu a Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada em 2021 pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria com a Folha de S.Paulo. No mesmo mês, ele também foi homenageado com o Prêmio Planeta Rio 2024, na categoria divulgação científica.
Marcelo Campos, pesquisador do IMPA que integrou o grupo responsável pelos avanços no Teorema de Ramsey, foi um dos vencedores do Prêmio CAPES de Tese 2024 na área de Matemática / Probabilidade e Estatística. A premiação reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil.
Olivier Martin foi um dos 20 cientistas selecionados para ter seu projeto de pesquisa financiado pelo Instituto Serrapilheira. Ele foi contemplado com a pesquisa “Quão bem podemos modelar superfícies algébricas no espaço tridimensional?”.
Também neste ano a pesquisadora do IMPA Luna Lomonaco foi premiada pela FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) no Programa de Apoio à Jovem Cientista Mulher 2023. A matemática foi premiada pelo seu projeto “O conjunto de Mandelbrot e suas cópias”.
Já Hubert Lacoin ficou com o Prêmio de Reconhecimento UMALCA (União Matemática da América Latina e Caribe) pelos resultados obtidos em Teoria da Probabilidade e sua conexão com a Física Teórica.
Leia mais: IMPA divulga resultado para vaga de Analista Administrativo
OBMEP divulga lista de premiados na 19ª edição
Retrospectiva 2024: presidente inaugurou graduação do IMPA
O pesquisador emérito Jacob Palis foi homenageado na cerimônia de abertura da EMALCA (Escola de Matemática da América Latina e do Caribe) com a Medalha Major Eustáquio. Criada em 1985, a premiação é concedida pela Câmara dos Vereadores de Uberaba (MG), cidade natal de Palis. Trata-se da mais relevante honraria concedida pelo município.
Leia também: Folha: ‘Quadratura do círculo, sinônimo de impossível’
MPA desenvolve algoritmo para otimizar extração de petróleo