Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 145

Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 159

Deprecated: Required parameter $directory follows optional parameter $username in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 292
Aloisio Araújo é entrevistado pelo Valor Econômico - IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Aloisio Araújo é entrevistado pelo Valor Econômico

Aloisio Araújo

O economista e pesquisador emérito do IMPA Aloisio Araújo foi entrevistado pelo jornal Valor Econômico. A reportagem com o título “BC deve mirar parte de cima da meta da inflação” foi publicada na edição desta terça-feira (28). 

Para Araújo, o Banco Central deve usar a flexibilidade do intervalo de tolerância da meta para acomodar temporariamente uma inflação mais alta, superior ao objetivo de 3% definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Os argumentos do economista são baseados no artigo “Inflation Targeting Under Fiscal Fragility”, escrito em coautoria com outros pesquisadores e recentemente aceito para publicação no American Economic Journal: Macroeconomics, uma das mais importantes revistas internacionais de macroeconomia.

“Esse modelo é uma crítica, em certo sentido, aos monetaristas, que acreditam que a taxa de juros resolve tudo. E também, de certa forma, aos primeiros modelos de meta de inflação, que não estavam errados, mas foram pensados para países desenvolvidos, onde há a chamada dominância monetária. Ou seja, você estabelece a meta de inflação e coordena as expectativas para atingi-la. Acho que essa visão é incompleta, principalmente em países como o Brasil.”

Leia mais: IMPA está com vaga aberta para Especialista de TI 3
‘Verão do IMPA’ reúne mais de 400 participantes
Folha: ‘Por essa você não esperava!’

Em outro trecho da entrevista, Araújo explica porque, na opinião dele, o modelo não funciona para o Brasil. “De forma simplificada, havia duas situações em termos de relação entre a dívida pública e o PIB, obviamente levando em conta as características próprias de cada país. Quando a relação dívida/PIB é baixa para esse país, você tem a dominância monetária. O governo estabelece a meta de inflação de forma a minimizar a inflação, pois a inflação é algo ruim. Na outra ponta, você tem a dominância fiscal. Nessa situação, não adianta mais nada, o Banco Central perde o controle [sobre a inflação]. A novidade que apresentamos [no artigo] é que existe uma zona intermediária, de fragilidade fiscal, que é particularmente importante para países emergentes. Se o país se encontrar nessa zona de fragilidade, quando ocorre um choque ruim, como a crise financeira global de 2008 ou a pandemia, pode ficar numa situação em que não consegue cumprir a meta de inflação”, disse.

Questionado sobre os caminhos que o BC pode seguir diante do cenário de uma meta de inflação contínua de 3%, Araújo defendeu o fortalecimento do arcabouço fiscal. “Algumas medidas que já foram anunciadas pelo governo são muito boas. O supersalário, por exemplo. Não está definido que existe um teto salarial? Como algumas pessoas ganham acima dele? É preciso parar de contratar funcionários e não conceder aumentos salariais. Mas acho que não se deve seguir a ferro e fogo o centro da meta [de inflação]; acho que isso é impossível. A meta contínua é uma boa ideia. Devemos atingir, o mais rápido possível, no ano que vem, ou em algum momento, a parte de cima da meta.”

Confira aqui a entrevista completa. Matéria exclusiva para assinantes do Valor Econômico.

Leia também: IMPA inaugura vitrine de prêmios e condecorações
IMPA Tech divulga lista de classificados para a 2ª fase