Inscrições abertas para a 20ª edição do ‘Para Mulheres na Ciência’

Vencedoras do Para Mulheres na Ciência 2018. Entre elas, a pesquisadora do IMPA Luna Lomonaco/ Divulgação
O programa ‘Para Mulheres na Ciência’ está de volta. Em sua 20ª edição, a iniciativa, idealizada pelo grupo L’Oréal no Brasil, pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela UNESCO no Brasil, promove e reconhece a participação de mulheres na ciência. As inscrições podem ser realizadas pelo site até 11 de junho e o resultado será divulgado no segundo semestre deste ano.
Neste ano, o programa selecionará oito pesquisadoras, que serão premiadas com bolsa-auxílio de R$ 50 mil em áreas como ciências da vida, ciências físicas, ciências químicas, matemática, e, pela primeira vez, ciências da engenharia e tecnologia, marcando a expansão do programa e seu compromisso com a diversidade na ciência.
“Iniciativas como essa para a inclusão de mulheres nas Ciências da Engenharia e Tecnologia são cruciais não apenas para promover a equidade, mas também para enriquecer a pesquisa científica com diferentes perspectivas e talentos. A falta de diversidade de gênero limita o potencial de inovação”, explica Helena Nader, primeira mulher e atual presidente da ABC.
Além da bolsa, as laureadas terão acesso a treinamentos online exclusivos com foco em desenvolvimento pessoal, mídias sociais, negociação e gestão de equipes.
Leia mais: IMPA Portas Abertas acontece em 6 de maio
‘A OBMEP foi meu primeiro contato com a matemática’, diz Fazoli
Na Folha, Viana fala sobre o Paradoxo de Russell
Desde 2006, a história do programa é marcada pelo incentivo à participação feminina na ciência brasileira e pelos esforços para minimizar os desafios que ainda atingem a atividade. A iniciativa já investiu mais de R$ 6 milhões em bolsas, impactando a trajetória de mais de 130 cientistas brasileiras.
Para se inscreverem, candidatas, que não tenham filhos, precisam ter concluído o doutorado até 1º de janeiro de 2017. Mulheres com um filho terão o prazo estendido por mais um ano e, para aquelas com dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos.
Entre os requisitos avaliados pelo programa estão a qualidade científica e impacto da pesquisa, trabalhos prévios desenvolvidos pela candidata, independência / produtividade e potencial de sucesso e aplicabilidade do projeto submetido.
As inscrições podem ser realizadas pelo site.
Pesquisadoras premiadas
As pesquisadoras do IMPA Carolina Araujo e Luna Lomonaco já foram agraciadas com o prêmio “Para Mulheres na Ciência”. Luna foi selecionada, em 2018, na categoria “Ciências Matemáticas” pela sua pesquisa em sistemas dinâmicos. Já Carolina Araujo foi reconhecida, em 2008, pelo seu trabalho em geometria algébrica. Adriana Neumann, Cecília Salgado e Paula Veloso, ex-alunas do instituto, também já foram premiadas.
Leia também: Workshop une Combinatória, Geometria e Teoria dos Números
IMPA abre vaga para analista administrativo 1