Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

IMPA Portas Abertas recebe 158 visitantes nesta terça-feira (6)

Quinhentos e vinte e seis quilômetros separavam o professor de matemática do ensino fundamental Victor Lima do sonho de conhecer a sede do IMPA, no Rio de Janeiro, até a manhã desta terça-feira (6), quando o desejo se realizou. O professor saiu de Holambra (SP) na noite de segunda-feira (5) e enfrentou nove horas de ônibus com destino à capital carioca para participar da primeira edição de 2025 do “IMPA Portas Abertas”. Todos os anos, o instituto promove a visitação de escolas, professores e demais interessados às suas instalações para uma programação que conta com atividades de aprofundamento teórico e práticas. 

“Achei as palestras muito boas, muito interessantes. Também foram muito legais as atividades da sala de leitura. Tivemos a oportunidade de ver novas possibilidades para a sala de aula, são diversos jogos que podem ser trabalhados. Isso estimula os alunos a pensarem e a trabalharem melhor a disciplina. Matemática é uma área muito rica e tão ampla como foi falado nas palestras hoje”, contou Lima, que é também aluno do Programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

Professor Victor Lima

Com 158 participantes, o IMPA Portas Abertas teve início na manhã desta terça (6) com a participação do diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, que deu as boas-vindas aos visitantes. “Matemática é algo que a gente faz também para dar um retorno para a sociedade. A matemática acontece dentro da gente, mas também acontece do lado de fora. Por isso, é importante tentar externalizar essa coisa que acontece dentro dos matemáticos. A ambição do IMPA Portas Abertas é um pouco isso; mostrar para vocês o instituto, aproveitem para passear por aí. Temos as atividades no salão de leitura, fiquem à vontade para escutarem o que vai ser dito aqui. Esse é o nosso esforço para compartilhar o que é ser matemático, o que é fazer matemática, para que, porque, e a utilidade do que fazemos, a importância que a matemática tem”, disse Viana. 

Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA

Nesta edição, o programa ofereceu duas palestras, além de atividades interativas, como jogos, desafios matemáticos virtuais e paineis multimídia para a diversão dos visitantes. O projeto Meninas Olímpicas do IMPA (MOI) também participou do evento com a condução de stands e oficinas de matemática. 

As palestras trabalharam temas diversos como inteligência artificial e tecnologia, história e aplicação da matemática ao longo do tempo. Elas foram conduzidas por Gilson Giraldi, do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, e pelo pesquisador do IMPA Roberto Imbuzeiro. A professora Eliane Cavalcante, da escola CIEP 368 João Conceição Canuto, em Itaguaí (RJ), acompanhou 16 estudantes do Ensino Médio pela primeira vez no IMPA Portas Abertas e aproveitou a oportunidade para participar das palestras. 

Leia mais: Eulália e Moutinho são diplomados membros titulares da ABC
Conheça os plenaristas internacionais do 35º CBM
Inscrições abertas para a 4ª Olimpíada Mirim-OBMEP

“Achei todas as palestras super significativas, trouxeram mais dinamismo para a matemática. Foi uma oportunidade de os alunos entenderem que a matemática é ampla. Existe a aplicação e podemos ser direcionados para várias profissões. Gostei muito, o IMPA está de parabéns”, contou. 

O professor de matemática e física Rogério Tostes, do Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira, também trouxe a turma do Ensino Médio pela primeira vez ao IMPA. Tostes, que já conhecia o instituto, viu no evento uma possibilidade de ampliar a compreensão dos alunos sobre a matemática. “As aulas, o currículo, muitas vezes, são focados nos métodos e nem tanto na aplicação. Então, o aluno poder vivenciar as aplicações da matemática favorece o olhar para esse assunto. É importante mostrar a aplicação direta da matemática na IA, na engenharia, nos games, na geometria. A matemática além dos números”, explicou o professor. 

Professor Rogério Tostes e estudantes do Colégio Yonne Siqueira

Laryssa de Lima, aluna do colégio Yonne Siqueira, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense,  disse que a programação foi uma oportunidade de observar a matemática sob novas perspectivas. “Já conhecia o IMPA Portas Abertas, mas essa é a minha primeira vez participando. Gostei bastante das palestras e também das atividades práticas, como os jogos. Nunca amei matemática, mas depois dessa experiência, estou achando mais legal que antes”, disse Laryssa. 

Já a Laysa de Oliveira avaliou a visita como positiva. “A experiência foi muito legal, as duas palestras despertaram um interesse maior, principalmente a palestra sobre Inteligência Artificial. Antes, eu não associava muito matemática com IA. As dinâmicas para trabalhar matemática também me chamaram atenção, foram muito diferentes.”

O IMPA Portas Abertas tem como objetivo aproximar a sociedade do instituto e fomentar o interesse pela área. Além das palestras e da presença do MOI, a edição deste ano contou também com oficina de origami, do artista Boni,  “Matemática divertida e curiosa”, de Wanderley Moura, e “Matemática é para todos”, de Túlio Koneçny. Os visitantes puderam conferir ainda a exposição de peças em 3D do Grupo Imaginary.

Leia também: IMPA divulga resultado de processos seletivos
IMPA apresenta IA para previsão de chuvas em escala global