Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio
IMPA, Rio de Janeiro, 23 a 27 de janeiro de 2017.
-
-
- Preliminares
Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Ultimamente, este programa tem recebido apoio para sua realização da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.
A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:
Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – vol. 1, vol. 2 e vol. 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.
- Detalhamento do programa
- Organização do Curso
O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho.
- Desenvolvimento do treinamento
O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.
- Organização do Curso
- Local de realização
Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da RNP. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.
Atualmente, as instituições participantes são as seguintes:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Buriticupu
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Caxias
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Imperatriz
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Pinheiro
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus São João dos Patos
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Santa Inês
- Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Universidade Federal do Piauí
- Universidade Federal do Piauí – Campus Picos
- Universidade Federal do Piauí – Parnaíba
- Instituto Federal do Piauí – Campus Angical do Piauí
- Instituto Federal do Piauí – Campus Cocal
- Instituto Federal do Piauí – Campus Corrente
- Instituto Federal do Piauí – Campus Floriano
- Instituto Federal do Piauí – Campus Piripiri
- Instituto Federal do Piauí – Campus Valença do Piauí
- Instituto Federal do Piauí – Campus Uruçuí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
- Equipe
A equipe responsável pela preparação e aplicação dos módulos que constituem este projeto é formada por:
- Eduardo Wagner (coordenador)
- Paulo Cezar Pinto Carvalho
- Maria Celano Maia (Coordenadora administrativa)
- Priscilla Fernandes Pomateli (secretária)
- Dion Villar Visgueiro(técnico de multimídia)
- Anderson Fonseca da Silva Bispo (técnico de multimídia)
- Leonardo Ferreira da Silva (técnico de multimídia)
- Diego dos Santos Souza (técnico de multimídia)
Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática, as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais ), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.
- Programação
Para este módulo, além de temas do livro A Matemática do Ensino Médio, Volume 2 serão abordados outros temas.
Os temas selecionados foram: - Inscrições:
Nesta página, somente para professores residentes e atuantes no estado do Rio de Janeiro que desejam fazer o curso no IMPA.
Professores de outros estados deverão consultar os coordenadores nos seus estados de atuação para saber como inscrever-se.
- Programas Anteriores
- Preliminares
-