Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 145

Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 159

Deprecated: Required parameter $directory follows optional parameter $username in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 292
Equações Diferenciais Parciais e Aplicações - IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!

Pré-requisitos: Álgebra Linear e Aplicações, Análise no Rn, Análise Complexa e EDO’s e EDP’s

Equações não lineares de primeira ordem. O problema de Cauchy para equações quasi-lineares. Equação de Burgers e a condição o choque (condição de Rankine-Hugoniot). Ondas de choque e ondas de rarefação.  Equações Hiperbólicos de segunda ordem. Propagação de singularidade. A equação da onda. Equações de Águas Rasas. O teorema de Cauchy-Kowalevski, a identidade de Green e o teorema de unicidade de Holmgren. Soluções fracas; distribuições. Equações elípticas. A equação de Laplace. A Equação de Poison para a pressão ou função de corrente. Equação da onda em variáveis espaciais. Método das  médias esféricas e o princípio de Huygens. Princípio de Duhamel.  Se o tempo permitir, tópicos em análise assintótica de EDP’s: análise assintótica de soluções, análise assintótica de operadores. 

Referências:
COURANT, R. and HILBERT, D. – Methods of Mathematical Physics, vol. II, Partial Differential Equations, Intersciense Publisher, 1953.
EVANS, L.C. – Partial Differential Equations (Graduate Studies in Mathematics, v. 19) GSM/19, AMS, 1998.
JOHN, F. – Partial Differential Equations, Springer-Verlag, 1982.
WHITHAM, G. B. – Linear and Nonlinear Waves, Wiley-Interscience, 1974.
ZAUDERER, E. – Partial Differential Equations of Applied Mathematics, 2nd ed., John Wiley, 2000.

 

* Ementa básica. O professor tem autonomia para efetuar qualquer alteração.