Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 145

Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 159

Deprecated: Required parameter $directory follows optional parameter $username in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 292
Folha: 'Nem 4% de nossos jovens dominam a matemática' - IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Folha: ‘Nem 4% de nossos jovens dominam a matemática’

No lançamento do Instituto Serrapilheira, no Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), em março de 2017, Branca e João Moreira Salles foram questionados sobre o que os levava a investir parte do patrimônio no financiamento da ciência e da disseminação da cultura científica.

Leia: Grafos permitem entender a matemática por trás dos jogos
OBM 2017 divulga vencedores e anuncia testes para o time Brasil
Pesquisador do IMPA ganha bolsa do Serrapilheira

João contou a história de quando se surpreendeu com o tamanho de sua turma no curso de Cinema na PUC-Rio: 30 alunos. Pareceu-lhe excessivo, em um país que nem sequer tem indústria cinematográfica. Cruzou o campus para descobrir quantos estudavam matemática: eram apenas dois. “Um país que forma muito mais cineastas que matemáticos caminha para a catástrofe “”a qual será muito bem filmada, sem dúvida, mas continuará sendo uma catástrofe”, concluiu.

O problema da matemática no Brasil vai muito além da escassez de alunos, claro. Alguns anos atrás, dois professores da Unicamp questionaram a utilidade de abrir mais vagas de engenharia nas universidades. Marcelo Knobel, atual reitor da Unicamp, e seu colega Fernando Paixão tomaram como ponto de partida os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, com jovens de 15 anos de mais de 70 países.

Os resultados do Pisa são classificados em seis níveis. Na matemática, o nível dois é considerado necessário para o exercício da cidadania, e o nível quatro é o mínimo requerido para carreiras nas áreas tecnológicas. Os resultados, infelizmente, são eloquentes: menos de 4% dos nossos jovens alcançam o nível quatro ou mais na prova. Na Austrália são 38%, no Canadá, 43%, na Coreia do Sul, 52%.

Leia também: OBMEP inspira e capacita professores
Clarice Lispector e Leopoldo Nachbin, “os impossíveis”
Em visita ao IMPA, grupo pede prova da OBMEP em Libras

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal 

A Folha permite que cada leitor tenha acesso a dez textos por mês mesmo sem ser assinante.