IMPA promove 1ª edição de ‘Geometria sistólica e diastólica’

A primeira edição do evento “Systolic and Diastolic Geometry” começou nesta segunda-feira (17) no IMPA e vai até a próxima sexta-feira (21). O workshop reúne pesquisadores do mundo inteiro para um debate sobre temas geométricos a partir de duas principais especialidades: análise geométrica e geometria simplética. Sob organização dos pesquisadores do IMPA Lucas Ambrózio, Vinícius Ramos e de Umberto Hryniewicz (Universidade Técnica de Aachen), o evento conta com 61 inscritos.
“As áreas de análise geométrica e geometria simplética têm objetos em comum, mas não só: há uma série de problemas nestas duas áreas que, abstratamente, são muito semelhantes. Estes problemas específicos se referem a comparação do volume com outras quantidades geométricas que eu gosto de chamar, metaforicamente, de “sístoles” e “diástoles”, explicou Ambrózio.
O workshop tem como objetivo divulgar as principais pesquisas e avanços realizados na tentativa de resolver problemas comuns na geometria. A maior parte deles trata da comparação entre o volume de um espaço e o comprimento/área de curvas/superfícies de certo tipo.
O evento também incentiva o compartilhamento de perspectivas e intuições entre especialistas de diferentes áreas na geometria. “Se tudo der certo, este encontro vai propiciar novas colaborações, sugerir novas linhas de pesquisa, e, quem sabe, criar o ambiente certo para que alguém tenha aquela ideia que vai resolver uma das grandes conjecturas em aberto sobre estes problemas sistólicos e diastólicos na geometria”, acrescentou Ambrózio.
Leia mais: MPRJ arquiva inquérito sobre obras do novo campus do IMPA
IMPA exibe documentário ‘Mulheres na Ciência’
Folha: ‘A vida de pi na China antiga’
A programação conta com a participação de 21 palestrantes de instituições, como a Universidade de Paris, Universidade de Chicago e Universidade Livre de Amsterdam.
Doutor pelo IMPA, o professor Brayan Ferreira, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), retornou ao instituto nesta semana para participar do workshop e ministrar um “short talk” nesta segunda-feira (17). “Esse evento tem uma interface boa com geometria simplética, que é minha área. Vinicius Ramos, que é organizador do evento, foi meu orientador e eu fui convidado para ministrar um short talk. A expectativa é ver ideias novas, ver como fazer uma ponte entre as áreas e, além disso, os palestrantes são excepcionais. Acho que vai ser muito legal”.
Durante a abertura do evento, Ramos desejou boas vindas aos participantes. “Estamos muito felizes que todos vocês estejam aqui. Esperamos que tenhamos uma ótima semana e que possamos interagir, especialmente com pessoas que normalmente não vemos nas conferências. Queremos que as pessoas se juntem e falem sobre coisas semelhantes. Então, não percam a oportunidade de falar com pessoas, especialmente as que vocês não conhecem. Para aqueles que estão no Rio pela primeira vez, espero que gostem, e aproveitem muito a cidade.”
Leia também: Inscrições para 20ª OBMEP 2025 terminam em 17 de março
‘Maior do que esperava’, diz Campos sobre evento no IMPA