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Viana se reúne com professores de Iniciação Científica do ES

Foto: Thiago Coutinho/Sedu

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, se reuniu nesta sexta-feira (9) e neste sábado (10) com professores do Programa Matemática na Rede – uma iniciativa do governo do estado do Espírito Santo, que oferece a estudantes aulas para aprimorar os conhecimentos na disciplina por meio dos projetos de Iniciação Científica e Monitoria de Matemática.

O encontro aconteceu no Sesc Praia Formosa, em Aracruz, e teve como objetivo discutir iniciativas para iniciação científica, orientações para elaboração de  materiais pedagógicos escolares, além de outros assuntos. Em palestra no evento, Viana abordou a importância da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial para o mercado e as possibilidades de trajetórias para estudantes com bom desempenho em Matemática.

“Tive a oportunidade de apresentar a proposta do IMPA Tech aos professores da rede do Espírito Santo. Considero essa aproximação do ensino superior à educação básica muito importante”, afirmou o diretor-geral do IMPA.

Viana participou ainda de discussões sobre os obstáculos que o país enfrenta no ensino da matemática. “A meu ver, a questão da formação e valorização do professor é o aspecto crítico, o verdadeiro nó da questão”, disse. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), o encontro reuniu mais de 150 professores de matemática. “Este evento vai ao encontro de um dos grandes desafios da educação no Brasil, que é a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem deste componente tão importante para nossos estudantes, a Matemática. Foi uma grande oportunidade para discutir temas relevantes para melhoria das práticas pedagógicas”, afirmou a gerente de Currículo da Educação Básica da Sedu, Aleide Cristina de Camargo.

O projeto de Iniciação Científica do Programa Matemática na Rede é voltado para o aperfeiçoamento da matemática básica e aprimoramento de técnicas de leitura e escrita de resultados. Já a Monitoria de Matemática permite identificar jovens talentos no ensino e ofertar atendimento de monitoria nas aulas regulares das escolas públicas do Espírito Santo.

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