Artigo de opinião no Globo: ‘Ciência não é moeda de troca’
A possibilidade de exoneração do presidente da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), o médico Jerson Lima Silva, tem gerado indignação na comunidade científica. No artigo “Ciência não é moeda de troca” publicado nesta quarta-feira (30) no jornal O Globo, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, afirmaram que a decisão ocorre “a fim de atender a interesses meramente partidários”.
“Sentimo-nos, por isso, no dever de alertar as sociedades fluminense e brasileira sobre a importância de preservar um patrimônio construído laboriosamente em benefício do estado e do país”, destacaram os cientistas.
Leia mais: Verão está com inscrições abertas para bolsa de estudo
Na Folha, Viana discute o problema isoperimétrico
IMPA lança edital do processo seletivo 2025 do IMPA Tech
No texto, Nader e Ribeiro explicaram ainda a importância de a Ciência ficar acima de controvérsias partidárias. “Antes de mais nada, sabem, ou devem saber, os governantes que a pesquisa científica não é realizada para o bem dos cientistas, mas de toda a sociedade. A economia atual depende cada vez mais do conhecimento rigoroso, gestado em laboratórios e grupos de pesquisa. Por isso o investimento na ciência — tal como realizado pelas fundações de amparo à pesquisa nos vários estados — é elemento precioso para o futuro das populações, tanto para a produtividade econômica quanto para as boas políticas sociais. Por isso mesmo, lá onde o crescimento é maior, a ciência fica acima das controvérsias partidárias, como se vê nos casos de Estados Unidos e China.” Leia aqui o artigo completo.
Além do posicionamento da ABC e da SBPC, diversas entidades científicas e pesquisadores se manifestaram. Na internet, uma petição pública, que pede a permanência de Lima no cargo, já conta com 24,1 mil assinaturas.
Faperj
A Faperj foi criada em 1980, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, para fomentar ciência, tecnologia e inovação do Estado do Rio de Janeiro. A fundação concede bolsas e auxílios para pesquisadores e instituições para estimular atividades nas áreas científica e tecnológica e apoiar projetos e programas de instituições acadêmicas e de pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Cerca de 9 mil bolsistas pesquisadores de instituições federais, estaduais e privadas estão ligados à Faperj.
Leia mais: Inscrições abertas para o Pós-doutorado Verão 2025
IMPA faz Workshop sobre Teoria Analítica dos Números