Centro Pi abre seleção para projeto com a OBMEP
O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) está em busca de estudantes de mestrado e doutorado para integrarem o Projeto OBMEP 2025. O objetivo é desenvolver modelos para leitura automatizada dos cartões-resposta da primeira fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), utilizando técnicas de visão computacional. A competição reúne todos os anos mais de 18 milhões de alunos de 99,9% dos municípios.
De acordo com o edital, serão selecionados cinco alunos de mestrado ou doutorado. Também serão consideradas submissões de pessoas recém formadas. Podem se candidatar estudantes que atuam em áreas relacionadas aos temas do projeto. As inscrições vão até 19 de fevereiro e o formulário de candidatura está disponível neste link. Alunos do IMPA que desejarem integrar o projeto deverão ter aprovação do orientador acadêmico.
Os selecionados desenvolverão atividades científicas como pesquisa bibliográfica, desenvolvimento e implementação de algoritmos, confecção de relatórios, apresentações e seminários.
Leia mais: Medalhistas da OBMEP são aprovados para medicina na USP
Estão abertas as inscrições para a 20ª OBMEP 2025
Na Folha, Viana explica o ‘Paradoxo de Abilene’
O processo seletivo será realizado pela Comissão de Projetos Tecnológicos (CPT) do IMPA segundo os seguintes critérios: histórico em disciplinas relevantes em áreas como probabilidade, machine learning, teoria da informação, otimização, algoritmos, entre outras; experiência em projetos industriais; experiência em projetos acadêmicos e publicações e interesses alinhados aos objetivos do projeto.
Coordenado por cientistas de projetos do Centro Pi, o projeto terá duração de seis meses e ocorrerá entre 10 de março e 29 de agosto deste ano, podendo ser prorrogado a critério do IMPA. Os participantes serão contemplados com bolsa de desenvolvimento tecnológico de mestrado ou doutorado nível I ou II durante a realização do trabalho.
O resultado da seleção será divulgado até 28 de fevereiro por e-mail ou telefone.
Leia também: Prêmio Elon Lages Lima está com inscrições abertas
OBMEP: Medalhista do interior do ES é aprovada no IMPA Tech