Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 145

Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 159

Deprecated: Required parameter $directory follows optional parameter $username in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 292
Inscrições para PROLÍMPICO vão até 15 de fevereiro - IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Inscrições para PROLÍMPICO vão até 15 de fevereiro

Participantes durante a 1ª edição do Programa

Para espalhar a cultura olímpica por salas de aula de todo o país e incentivar a formação de docentes voltados para competições matemáticas, o Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos (PROLÍMPICO) chega à segunda edição. As inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro. O evento, realizado pela primeira vez no início de 2020 no IMPA, foi adaptado para o formato on-line por conta da pandemia. 

As aulas terão início em 23 de fevereiro e vão até 4 de março, com transmissão pelo YouTube do IMPA. Quem quiser participar, deve se inscrever pelo site do IMPA. Os resultados serão enviados por e-mail cerca de uma semana antes do início do curso. A programação completa já está disponível.

“O ensino virtual trouxe vários desafios para escolas, docentes e alunos. Um deles foi a manutenção de competições e treinamentos. Além de colaborar para a formação de professores, esperamos que o novo formato contribua com ideias e soluções criativas para as atividades virtuais extracurriculares que envolvam a matemática e que ajudem a atrair o interesse de alunos para as olimpíadas”, resumem os coordenadores do programa Krerley Oliveira e Samuel Barbosa. 

Motivados pelo sucesso da primeira edição, os matemáticos acreditam que o número de participantes este ano deve aumentar. O curso será mais dinâmico e estará dividido em módulos independentes, que tratam de tópicos de olimpíadas de matemática do Ensino Básico. As atividades incluem também palestras, minicurso, discussões de exercícios em listas de e-mails e um webinar voltado para gestores de escolas. 

“Mesmo que o foco inicial seja treinar estudantes para competições, o efeito colateral dessa busca por qualificação é a o aprendizado de técnicas e soluções que enriquecem as aulas e acabam beneficiando até mesmo alunos que não gostam de competições científicas”, consideram.