Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 145

Deprecated: Required parameter $newvalue follows optional parameter $option in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 159

Deprecated: Required parameter $directory follows optional parameter $username in /srv/www/impa-dev.kindle.com.br/public_www/wp-content/plugins/impa-ldap-login/IMPA-LDAP-Login.php on line 292
'Há questões que acertei graças ao PIC', diz Letícia - IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

‘Há questões que acertei graças ao PIC’, diz Letícia

Com sonho de ser médica, Letícia Rocha, 12 anos, ganhou sua segunda medalha na 18ª edição da OBMEP. E desta vez, a mais desejada: a de ouro. Moradora de Belém do Pará, a jovem estuda no Colégio Tenente Rego Barros e já havia conquistado a prata na primeira participação.

Apesar de sempre ter sido uma boa aluna em matemática, Letícia acredita que depois das olimpíadas sua relação com a matéria começou a mudar. “Se abriu um novo horizonte quando percebi as conquistas que poderia ter com a matemática, inclusive meu sonho de ser médica”, contou.

Na 17ª edição, Letícia foi medalha de prata, e então ingressou no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que segundo ela, foi o diferencial para alcançar a medalha de ouro este ano. “Os assuntos abordados no PIC foram essenciais para que eu soubesse responder a algumas questões da prova, conseguindo melhorar meu resultado nesta edição.”

Leia mais: Retrospectiva 2023: IMPA abraça novos desafios
Em coluna na Folha, Viana divulga desafios matemáticos
PAPMEM: inscrições abertas até 19 de janeiro

Além disso, a medalhista utilizou a bolsa de R$ 300 do programa para uma ótima aquisição: um notebook para as tarefas do PIC e também para seus estudos pessoais. “Ter conseguido medalha de prata na última edição fez muita diferença porque me encorajou a estudar mais e assumir novos desafios dentro da escola para esse ano conseguir a medalha de ouro.” disse Letícia. “

A jovem conta que ficou sabendo de seu resultado quando recebeu uma imagem com seu nome na lista de premiados por uma amiga que também fez a segunda fase da OBMEP e ficou muito feliz com a conquista, principalmente porque estudou muito e se preparou para conseguir esse resultado.

Agora, a jovem medalhista de apenas 12 anos já faz planos para ingressar numa faculdade de medicina. E sabe que para conseguir a concorrida vaga, a experiência na OBMEP vai ajudar. “Fiquei muito empolgada com a premiação da OBMEP. Isso me mostrou que com dedicação e esforço consigo alcançar até mesmo os pódios mais altos”, concluiu.

Leia mais: ‘OBMEP me incentivou a estudar’, diz medalhista
Prefeito do Rio assina 1º termo de cessão do IMPA Tech