IMPA inaugura vitrine de prêmios e condecorações
O IMPA inaugurou nesta segunda-feira (27) a “Vitrine de Prêmios e Condecorações”, exposição permanente localizada no 2ª andar da sede do IMPA, no Jardim Botânico. A mostra reúne as principais honrarias, entre troféus, premiações, diplomas e medalhas, conquistadas em 72 anos de história do instituto.
A solenidade de inauguração contou com a presença do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. “Nós temos a preocupação de preservar a memória de uma instituição excepcional como é o IMPA. São mais de 70 anos de história, de desenvolvimento da matemática no Brasil que temos que preservar para as próximas gerações. Agora, com a abertura dessa vitrine, nós estamos dando mais um passo tornando acessível a todos os visitantes, alunos, professores, funcionários, a galeria de troféus e prêmios que o IMPA vem recebendo de diversas instituições ao longo do tempo.”
A curadora da mostra e idealizadora do projeto, Suely Lima, Coordenadora de Eventos e Atividades Científicos do IMPA, contou que o processo de montagem da vitrine envolveu o trabalho de seleção, limpeza e organização dos materiais. Todo o trabalho — da estrutura ao acabamento final — foi realizado internamente pelo IMPA. A pesquisa de conteúdo foi feita pela historiadora Thaís Patrícia Mancilio e pelas bolsistas de conservação e restauração Tatiane Siqueira e Beatriz Araújo.
“Esse projeto foi impulsionado pelo meu doutorado, que é sobre a memória do IMPA. Esse projeto começou quando eu entrei na sala do Marcelo [diretor-geral do IMPA] e vi que estavam se organizando para fazer uma estante para colocar os prêmios. Por que não colocar em frente ao auditório e dar acesso a todo mundo do IMPA para que todos possam visualizar? Acho muito importante todo mundo do IMPA saber que cada um de nós participou desses prêmios. Não diretamente, mas indiretamente, nos bastidores de trabalho aqui junto aos pesquisadores”, contou Suely.
Leia mais:IMPA está com vaga aberta para Especialista de TI 3
‘Verão do IMPA’ reúne mais de 400 participantes
Folha: ‘Por essa você não esperava!’
Entre os destaques da vitrine, estão a “Medalha Nacional do Mérito Científico”, uma das principais condecorações brasileiras na área de ciência e tecnologia, recebida em 2010; o “Prêmio Estácio de Sá”, oferecida pelo o Estado do Rio de Janeiro, em 1989; a “Medalha de Mérito Pedro Ernesto”, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em reconhecimento pelo trabalho do IMPA no estado, em 2022; e o diploma de “Membro Institucional da Academia Brasileira de Ciências” (2011).
Além das premiações brasileiras, a “Vitrine de Prêmios e Condecorações” conta com as honrarias internacionais, como o “Prêmio SciVal Elsevier”, concedido pela editora holandesa homônima, em parceria com o Ministério da Educação, em 2011; a placa comemorativa pelos 50 anos do IMPA dada pelo Instituto de Estudos Avançados de Princeton, em 2002; o “Americas Prize” reconhecimento dado pelo Conselho Matemático das Américas ao grupo de Sistemas Dinâmicos do IMPA, em 2021.
Estão em destaque ainda outras premiações nacionais, como o “Prêmio Líderes do Rio” e o Prêmio “O Globo – Faz Diferença”. O instituto foi agraciado também com a escultura “Moebius”, de Valin Branco.
O espaço traz ainda prêmios na área de comunicação, como SABRE Awards Latin America, o Prêmio Jatobá – Excelência e Inovação em PR, o Prêmio de Excelência Latino-Americana, além da placa comemorativa de 100 mil inscritos no canal no YouTube.
Leia também:IMPA Tech divulga lista de classificados para a 2ª fase
10º Prolímpico: inscrições abertas até 5 de fevereiro