Thyago Souza: um matemático itinerante no IMPA
Com uma trajetória acadêmica que passou por quatro regiões do Brasil e incluiu uma temporada em Portugal, o aluno do IMPA Thyago Souza defenderá, nesta quarta-feira (26), às 10h, a tese de doutorado “Boa colocação e soluções especiais para modelos dispersivos não lineares locais e não locais”. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do pesquisador Felipe Linares. A defesa acontecerá na sala 232 do instituto e será transmitida pelo canal do YouTube do IMPA.
Natural de São Paulo, Thyago iniciou sua graduação em matemática na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Durante o curso, chegou a considerar a troca para a física, motivado por seu interesse em compreender os fenômenos naturais. No entanto, foi desencorajado por um professor e, ao longo do tempo, percebeu que seu verdadeiro interesse estava na matemática que sustenta a física — especialmente na análise matemática.
“Sou o tipo de pessoa que precisa ver para crer. Tem muitos assuntos que funcionam no campo das ideias, mas são difíceis de verificar através de cálculos. E eu gosto de verificar, de fazer a conta. E percebi, desde o início, que a análise matemática permitia a comprovação de ideias através de cálculos”, explicou o doutorando.
Leia também: Artigo produzido no IMPA é aceito em revista inglesa
Doutor pelo IMPA Hallison Paz participa do ‘Siggraph Asia 2024’
Aula Magna será com Armínio Fraga e Fernanda Scovino
Em 2019, Thyago, que foi o segundo na família a concluir o ensino superior, embarcou para Minas Gerais e iniciou o mestrado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com foco na mesma área: análise matemática. Dois anos mais tarde, ele chegou ao Rio de Janeiro, após ser aprovado para o doutorado no IMPA. A aplicação para o instituto teve um empurrãozinho do orientador na UFMG.
“Meu orientador de mestrado, Luiz Gustavo Farah, também foi aluno do professor Felipe Linares e ele recomendou fortemente que eu viesse para o IMPA. No início, fui um pouco relutante. Na época, não me sentia tudo isso pra estudar aqui, mas ele insistiu e foi bem legal.”
No IMPA, Thyago ainda teve a oportunidade de realizar um doutorado sanduíche. Ele passou um ano no Instituto Superior Técnico em Lisboa sob orientação do pesquisador Simão Correia. “Ele é um professor fantástico, então trabalhei intensamente. Tudo o que fiz lá foi extremamente valioso e, com certeza, nos tornamos colaboradores, pois ainda temos muito trabalho a desenvolver. Escrevi um capítulo da tese em coautoria com ele, fruto desse período de pesquisa conjunta. Foi uma experiência fantástica.”
A pesquisa de Thyago investiga equações dispersivas não lineares unidimensionais utilizando ferramentas e métodos de equações diferenciais parciais e análise harmônica, com foco particular em modelos para ondas internas longas influenciadas por forças de Coriolis e equação de Benjamin-Ono com dispersão generalizada”
“Para os modelos influenciados pelo efeito Coriolis, estabelecemos a boa colocação local e global em espaços do tipo Sobolev de baixa regularidade, nos quais os efeitos rotacionais são representados por um operador não local. Já para as equações do tipo Benjamin-Ono com dispersão generalizada, obtivemos resultados ótimos de boa colocação e analisamos diversas propriedades qualitativas das soluções, incluindo o comportamento a longo prazo, critérios de espalhamento e explosão, entre outros.”
Com uma carreira acadêmica que soma um pouco mais de 7 mil quilômetros em deslocamento, Thyago se prepara para um novo desafio: em breve, ele viaja para Campinas (SP), onde começa o pós-doutorado na Unicamp.
Leia também: IMPA abre vaga para Cientista de Projetos no Centro Pi
Diretor-geral do IMPA se reúne com governador do Piauí