Meninas Olímpicas do IMPA
O programa, que está em sua terceira edição, busca estimular a participação de meninas entre 14 e 17 anos em olimpíadas de matemática e no campo das exatas em geral, com o objetivo de aumentar a presença feminina em áreas como matemática, computação, tecnologia, entre outras.
O programa Meninas Olímpicas do IMPA está presente em 10 escolas de diferentes regiões do Rio de Janeiro e em Niterói, e oferece bolsas para 50 alunas se dedicarem às atividades do projeto, que ocorrem uma vez por semana nas próprias unidades de ensino.

Livro Aberto de Matemática
O Esforço para produzir livros didáticos de Matemática com licença aberta começou em 2016, com a elaboração do material de Frações para o Ensino Fundamental I.
Desde então, novos elaboradores acreditaram e juntaram-se ao projeto para alcançarmos novos níveis e novos livros.
Hoje, possuímos diversos capítulos escritos e vários livros em produção. Tudo isso a partir de um trabalho colaborativo envolvendo matemáticos, professores universitários e professores da Educação Básica.

Exposições
O IMPA realiza exposições temporárias em sua sede.
A exposição em cartaz atualmente é Émile Borél, um matemático no plural, que fica em cartaz até dia 28 de fevereiro de 2025.
